Diversidade na unidade

Diversidade na unidade

Compromisso de todos

As vezes pensamos ser estranho pessoas comerem carne de cachorro, besouro assado, ou pintarem o corpo para louvar o Criador, ou ainda dançarem festivamente para comemorar a boa colheita, o nascimento de um filho ou a chegada de um ente querido... Toda essa diversidade comprova o fato de que vivemos num mundo de culturas e tradições variadas.
Vale a pena conhecer, valorizar e respeitar essa diversidade que há em nossa unidade!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Situação indígena Raposa Serra do Sol

Índios comemoram primeiro aniversário da Raposa Serra do Sol na aldeia Maturuca (RR)
[22/04/2010 10:16]

Depois de uma das mais emblemáticas batalhas já travadas pelos povos indígenas no Brasil, os índios da Terra Indígena Raposa-Serra do Soll puderam celebrar em paz o primeiro aniversário da homologação, confirmada pelo Supremo Tribunal Federal em março do ano passado. Saiba mais. Demarcada em 1998 pelo presidente Fernando Henrique e homologada por Lula em 2005, a Raposa-Serra do Sol foi alvo de um embate judicial que se prolongou até a decisão do ano passado, resultando na garantia de uma área de 1,7 milhão de hectares para cerca de vinte mil indígenas das etnias Makuxi, Wapichana, Taurepang, Patamona e Ingaricó.

Mais de cinco mil convidados participaram de uma grande festa na comunidade do Maturuca, com a presença do presidente Lula, ministros de estado e diversas autoridades, além de membros do congresso e do poder judiciário. O lugar escolhido foi o mesmo que em 1977 sediou a histórica reunião do “ou vai ou racha”, início da luta dos índios contra o alcoolismo e pela recuperação de suas terras e de seu modo de vida. Durante mais de trinta anos os índios resistiram a várias formas de intimidação e violência por parte de garimpeiros, fazendeiros e autoridades. Tiveram casas queimadas e roças destruídas, lideranças presas e 21 índios assassinados, até que a Raposa-Serra do Sol fosse finalmente homologada de forma continua.


Instituto SocioAmbiental, Ciro Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário