EEEFM "Oswaldo Piana" e CEEJA "Vale do Guaporé" - Seringueiras/Ro
Diversidade na unidade
Compromisso de todos
As vezes pensamos ser estranho pessoas comerem carne de cachorro, besouro assado, ou pintarem o corpo para louvar o Criador, ou ainda dançarem festivamente para comemorar a boa colheita, o nascimento de um filho ou a chegada de um ente querido... Toda essa diversidade comprova o fato de que vivemos num mundo de culturas e tradições variadas. Vale a pena conhecer, valorizar e respeitar essa diversidade que há em nossa unidade!
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Participação das turmas da escola...
Alunos do ensino fundamental são convidados a participar de uma das etapas do projeto. Visualizando tudo!
Projeto Resgate nos estimula a valorização e ao respeito pela diversidade. Fazemos um comentário sobre a região do vale do Guaporé onde Seringueiras esta situada, o Estado de Rondônia os animais,e plantas mais Lindos,que fica relacionados as belezas naturais.
Nossa esses meninos estão com uma cara de preguica. Mas o trabalho de vcs é muito legual pois estimulão as pessoa a conhecer outros povos, e tambem a conhecer novas culturas,pois tem muitas culturas interessantes para a gente conhecer......
Parabéns pelo trabalho de vocês, além de aprenderem muito sobre isso, podem também passar aos seus colegas. Um trabalho bem feito e acredito que o valorizaram muito.
Desafios e perspectivas de resgate histórico cultural. O estudo da história e das culturas africanas e afro- brasileiras nas escola favorece o conhecimento de nossa diversidade social, aponta conflitos ao modelo educacional, que até o momento se recusava a considerá-las como um fator constitutivo da sociedade brasileira.
Estamos aprendendo muitas coisas diferentes.O projeto resgate está nos ajudando a decifrar nosso passa como os povos indígenas viviam,e como aqui era antigamente . Há quando volta me chama viu.
Uma equipe unida que estimula a valorização e o respeito pela diversidade que forma nossa unidade, ressignificando a cultura e a tradição das diversas etnias que contituem nossa sociedade!
"Só jogue no rio (ou no mar)o que o peixe pode comer. " [ Ziraldo ] "Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
Valter Duarte: apoio incondicional.
Refletindo sobre a caminhada
"Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis." Bertold Brecht
Percorremos extensas veredas em busca de diferentes realidade e novos conhecimentos
Pensemos com Gandhi
"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis."
Seguindo juntos...
Provérbio
"Trate bem a terra. Ela não foi doada à você pelos seus pais. Ela foi emprestada à você pelos seus filhos."
População indígena.
Segundo levantamento do IBGE, percentual de indígenas na população brasileira passou de 0,2% (294 mil) para 0,4% (734 mil). A escolaridade dos indígenas também aumentou.
Africanidade
45% da população brasileira é de descendência africana, as culturas dos vários reinos de onde foram trazidos radicaram-se e foram sendo transmitidas através de seus costumes, hierarquias, línguas, concepções estéticas, dramatizações, literatura, mitologia, visão de mundo e sobretudo a sua religião.
Influência
Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturasportuguesa e indígena[1] que se manifestam em diversos expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária. A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia, por exemplo, existem duas maneiras de se preparar os pratos "afros". Uma mais simples, sem muito tempero, que é feita nos terreiros de candomblé para serem oferecidos aos Orixás, e a outra, fora dos terreiros, onde as comidas são preparadas e vendidas pela baiana do acarajé, nos restaurantes, e nas residências, que são mais carregadas no tempero e mais saborosas. A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, vatapá e moqueca. A feijoada é considerado o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos e carne de porco. Começou, certamente, quando escravos negros tentaram reproduzir pratos típicos da culinária portuguesa da região do Porto que misturavam feijão branco com carne de porco. Os escravos negros modificaram a receita, pois só tinham acesso a feijões pretos, às partes rejeitadas do porco que eram salgadas (pés, rabos, orelhas) e à carne-seca. A feijoada é acompanhada pela farofa, prato a base de farinha de mandioca, com origem indígena e couve refogada.
gostei muito na procima vez ma convida
ResponderExcluirnossa muito legal esse projeto
ResponderExcluirProjeto Resgate nos estimula a valorização e ao respeito pela diversidade.
ResponderExcluirFazemos um comentário sobre a região do vale do Guaporé onde Seringueiras esta situada, o Estado de Rondônia os animais,e plantas mais Lindos,que fica relacionados as belezas naturais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa esses meninos estão com uma cara de preguica.
ResponderExcluirMas o trabalho de vcs é muito legual pois estimulão as pessoa a conhecer outros povos, e tambem a conhecer novas culturas,pois tem muitas culturas interessantes para a gente conhecer......
Gosto muito do trabalho de vcs!
esse projeto
ResponderExcluiré muito bom!
pq nos ensina muito
Sobre a Cultura
que esta isolada
da nossa vida
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho de vocês, além de aprenderem muito sobre isso, podem também passar aos seus colegas. Um trabalho bem feito e acredito que o valorizaram muito.
ResponderExcluir;D
Gosto muito do projeto e também participo dele, acho muito bacana o trabalho principalmente dos Prof° Jucelho e Berenice !
ResponderExcluirParabéns !
voceis estão de parabens com o projeto resgate gostei muito
ResponderExcluirDesafios e perspectivas de resgate histórico cultural.
ResponderExcluirO estudo da história e das culturas africanas e afro- brasileiras nas escola favorece o conhecimento de nossa diversidade social, aponta conflitos ao modelo educacional, que até o momento se recusava a considerá-las como um fator constitutivo da sociedade brasileira.
Estamos aprendendo muitas coisas diferentes.O projeto resgate está nos ajudando a decifrar nosso passa como os povos indígenas viviam,e como aqui era antigamente . Há quando volta me chama viu.
ResponderExcluir